Os acontecimentos históricos abordados nessa publicação ambientam-se na segunda metade do século XIX, retratando desventuras experimentadas por Maria, mulher negra escravizada e sobrevivente na colônia imperial que recebeu os primeiros imigrantes alemães no Brasil. Esta colônia, no decorrer do tempo e dos fatos, evoluiu em desenvolvimento sensivelmente marcado pelo escravismo do povo negro, pelo escanteamento e por demais condutas de dizimação dos povos indígenas originários, vindo a tornar-se o município de São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre-RS), onde residimos Jader Santini, eu e, por extensão, a PUB Editorial.

A participação negra – apesar das condições – e seus méritos na constituição de São Leopoldo são, atualmente, ou silenciados ou injustamente referenciados à meritocracia branca, aos brancos brasileiros e aos colonos alemães. Atuamos com entusiasmo na percepção de que este título contribuirá para o tensionamento e ajuste da narrativa historiográfica municipal e regional, ao engrossar evidências da usurpação de vidas e dignidade de um povo que, brutalmente explorado, alicerçou com enérgica negritude as bases e os processos de evolução social, econômica e cultural do município.

A história de Maria é apresentada aqui, como deve ser, em perspectivas negras, ângulos visuais profundos de sentimentos, de resiliência, de atitudes e de angústias negras. Cenários e falas são estruturados a partir da memória: injustiças, tragédias, desejos, esperanças, mentiras e omissões, compondo um corpo tangível social e emocional da mulher negra cativa.

Felicito a Jader Santini pela sensibilidade, pelo potencial artístico e tenacidade ideológica em seus movimentos e produção artística. Felicito também a Magna Lima Magalhães e a Evandro Machado Luciano pela pesquisa ‘Maria: emoções, perdas e ações de uma cativa em São Leopoldo’, publicação acadêmica fonte de inspiração para a produção de ‘O fogo que arde em meu peito’.

Desejo a você, leitora e leitor, uma experiência edificante.

Rodrigo Fagundes
Editor – PUB Editorial


O fogo que arde em meu peito é uma publicação digital (Ebook PDF) e pode ser adquirida aqui:


Detalhes da publicação:
Mídia digital (Ebook PDF) Gênero: HQ 41 páginas + capa e contracapa Dimensões do layout: 160x230mm Tipografia: BlowBrush e Lula Borges Autoria, capa e ilustrações: Jader Santini Edição: Rodrigo Fagundes Produção: PUB Editorial

Categories: Sem categoria